Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12240
metadata.dc.type: TCC
Title: Impacto das vinhetas de abertura na retenção do público no Youtube – um estudo de caso do canal do Exército Brasileiro
Authors: Sousa, Paulo Onofre Silva de
metadata.dc.identifier.orientador: Lemos, Roberto
Abstract: A busca pela atenção do espectador teve início com as primeiras pinturas rupestres e tornou-se hoje o principal objetivo de análises que buscam maximizar o engajamento de publicações nas mídias sociais. Atualmente, a maioria dos vídeos de notícias publicados na Internet é precedida de vinhetas de abertura, componente muito comum em produções de instituições públicas e privadas que possuem canais no YouTube. Essas vinhetas, dependendo da duração e do posicionamento, podem impactar diretamente na retenção do público, resultando em abandono do conteúdo antes do consumo de qualquer informação relevante. Essa fragilidade na conexão com a sociedade conectada é uma das características dessa nova cultura que emergiu a partir da popularização da rede mundial de computadores. Sustentado pelos dados analíticos fornecidos pela empresa Google e pelas teorias de Levy (1999), Primo (2007), Boyd e Ellison (2007), Burgess e Green (2009), Jenkins (2009) e Lemos (2005), além de recente pesquisa da Microsoft (2015) sobre o tempo necessário para a captação da atenção do ser humano, este trabalho tem por objetivo analisar o impacto das vinhetas na perda de público em uma mídia social de compartilhamento de vídeos. Para esta pesquisa, desenvolvida no canal do YouTube do Exército Brasileiro, foram produzidos e analisados 41 vídeos, separados em três grupos. Cada grupo teve as variáveis de duração e posicionamento das vinhetas de abertura alteradas, para que fosse possível avaliar o impacto que essas mudanças gerariam na audiência. Ao fim do estudo, revelou-se que, quando maior a duração da vinheta de abertura, maior é o abandono do público nos primeiros 15 segundos.
Keywords: Retenção
Engajamento
Vinheta
Youtube
Mídia social
Citation: SOUSA, Paulo Onofre Silva de. Impacto das vinhetas de abertura na retenção do público no Youtube – um estudo de caso do canal do Exército Brasileiro. 2016. 77 f. Monografia (Especialização Comunicação em redes Sociais) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12240
Issue Date: 2016
Appears in Collections:JOR - Pós-graduação em Comunicação em Redes Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500121.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.