Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12258
Tipo: Dissertação
Título: Análise da pressão arterial como parâmetro de sobrecarga cardiovascular a dois diferentes protocolos de crossfit®
Autor(es): Cleto, Fábio Santiago
Orientador: Dantas, Renata Aparecida Elias
Abstract: O Crossfit® é um programa de força e condicionamento cardiovascular criado pelo treinador físico Greg Glassman em 1995. O Crossfit® provoca alterações fisiológicas nos indivíduos, sendo a Pressão Arterial um importante parâmetro da atividade cardíaca. Objetivo: analisar o comportamento da Pressão Arterial frente a dois protocolos de treinamento de Crossfit®, Cindy e Diane, com predominância de resistência e força, respectivamente. Amostra: 10 indivíduos do sexo masculino treinados há pelo menos 6 meses com frequência semanal de 5 treinos. Metodologia: Todos os indivíduos realizaram os dois protocolos, com intervalo de 1 semana. Foi coletada a pressão arterial sistólica e diastólica em 4 momentos: pré, pós, 30 minutos pós e 60 minutos pós exercício. Foi utilizado aparelho automático Hem 7200 Omrom previamente validado. Os dados coletados foram submetidos à analises estatísticas validadas. Resultados e discussão: No protocolo Cindy, no momento 60 min, a PAS reduziu significativamente em relação ao repouso (p = 0,003) a PAS reduziu significativamente no momento 60 min em relação ao momento pós (p = 0,031). O protocolo Diane, a PAS reduziu significativamente em relação ao momento pré nos momentos 30 min (p = 0,001) e 60 min (p < 0,001). Isso se deve ao efeito hipotensivo pós exercício (HPE), que está relacionado à vasodilatação e inibição do sistema nervoso simpático. Na análise da pressão arterial diastólica (PAD), não houve efeito significativo entre protocolos (p = 0,721), entre momentos (p = 0,711) e interação significativa protocolo vs. momento (p = 0,850), pois a pressão sistêmica durante a diástole tende a permanecer nos níveis de repouso, o que facilita a perfusão miocárdica diminuindo o risco de eventos isquêmicos . Conclusão: A realização de ambos protocolos promoveram a redução da PAS como efeito fisiológico agudo tardio e a não alteração da PAD em todos momentos, ou seja, alterações hemodinâmicas cardiovasculares benéficas.
Palavras-chave: Crossfit
Pressão arterial
Hipotensão
Força
Resistência
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12258
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:EDF - Pós-graduação em Fisiologia do Exercício Aplicada ao Treinamento Esportivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
51500561.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.