Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12368
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Diversidade na escola e crenças de profissionais: reprodução de estereótipos ou promoção de respeito? |
Authors: | Brito, Thereza Raquel Pereira de |
Abstract: | O presente artigo tem como objetivo analisar as crenças de profissionais da educação básica sobre questões de gênero, sexualidade, pertencimento étnico-racial e diversidade no contexto escolar. A partir de uma pesquisa qualitativa, com professores da educação básica do Distrito Federal, a qual fez uso de entrevistas individuais com dois professores de ensino público e um de ensino particular, foram-se levantados alguns questionamentos. São eles: como promover um ambiente mais igualitário e que estimule a reflexão acerca das questões de gênero, sexualidade e raça? Como desconstruir o preconceito de forma respeitosa? Como a escola e os profissionais de educação podem contribuir para essa desconstrução? Sendo assim, o estudo indicou a importância de um maior investimento na formação de professores para que eles saibam lidar de forma mais construtiva e respeitosa com as questões de gênero, sexualidade e raça. Apontou, também, a necessidade de investir na promoção de debates e reflexões críticas acerca do preconceito, de estereótipos e práticas discriminatórias a fim de englobar a diversidade da sociedade brasileira, ao invés, de colaborar com os mecanismos de manutenção de exclusão. Visto que, o preconceito por possuir profundas raízes histórico-culturais, perpassa inúmeras dimensões (sociais, afetivas e culturais) e para desconstruí-lo é necessário ter muita cautela. Portanto, a instituição escolar, com todo o seu potencial de ressignificação e desconstrução de práticas violentas ainda tem muito a acrescentar em prol de um ambiente mais igualitário e menos repressor. |
Keywords: | Gênero Sexualidade Raça Escola Preconceito |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12368 |
Issue Date: | Jun-2018 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21502401 .pdf | 294.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.