Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12369
metadata.dc.type: TCC
Title: Gênero e mídia: diálogos entre a psicologia e as artes visuais
Authors: Moita, Antonio Victor Suassuna Mélo da
Abstract: O presente artigo tem como objetivo analisar os processos de construção de identidades de gênero na contemporaneidade e a influência dos veículos midiáticos, realizando diálogos com as artes visuais. Dessa forma, pretende-se analisar de que forma a feminilidade e a masculinidade têm sido representadas na mídia na perspectiva de jovens adultos, gerando um problema de pesquisa: como os processos identitários de gênero vem se constituindo, na sociedade atual, frente às representações midiáticas e à influência do campo das artes visuais? Utilizando uma metodologia qualitativa de pesquisa, realizou-se entrevistas individuais com três estudantes universitários, sendo duas mulheres e um homem. Utilizou-se imagens de campanhas publicitárias e obras de artes visuais clássicas como ferramentas metodológicas nas entrevistas. O Brasil é um país que se destaca pelo nível de homicídios da comunidade LGBT e registro de agressões a mulheres, assim torna-se de grande relevância o estudo relacionado as identidades de gênero. Ao trazer o enfoque para a importância do estudo e diálogos da psicologia com os campos midiáticos e de artes visuais, visto que essas instancias tem grande influência acerca da construção de identidades de gênero, o presente artigo propõe discussões importantes para a discussão acerca das identidades de gênero.
Keywords: Identidade de gênero
Arte visual
Mídia
Metodologia qualitativa
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12369
Issue Date: 2018
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21502759.pdf569.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.