Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12372
metadata.dc.type: Artigo
Title: Gênero, sexualidade e diversidade na escola
Authors: Reis, Lucas Vinícius Santana dos
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as crenças de profissionais da educação básica sobre questões de gênero, sexualidade e diversidade étnico racial no contexto escolar. A realização deste estudo é importante porque a escola entendida como um espaço sociocultural, os quais por meio dos discursos e práticas cotidianas, influenciam diretamente na formação identitária do indivíduo. Nesse processo, diversas formas de preconceito e práticas discriminatórias são reproduzidas de forma sútil e despercebida. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, seguidas apresentação de imagens previamente selecionadas, com professores/as do ensino fundamental e médio. Essas entrevistas foram realizadas no local de trabalho dos participantes, ou seja, nas escolas. Para análise dos resultados e sua discussão, foram construídas três categorias analíticas temáticas a partir dos objetivos de pesquisa. Os resultados indicaram que os/as professores/as têm compreensão acerca do tema e concordam sobre a relevância da discussão dessas temáticas no âmbito escolar. Os participantes evidenciaram ainda as lacunas na formação inicial e continuada no que se refere ao tratamento dessas questões em sala de aula. Essas lacunas impactam diretamente na construção de estratégias pedagógicas na luta contra o preconceito no âmbito escolar. Logo, percebe-se o papel do/a professor/a na luta contra o preconceito, e como os investimentos na formação dos indivíduos faz toda diferença na hora de educar.
Keywords: Gênero
Sexualidade
Diversidade étnico racial
Escola
Formação
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12372
Issue Date: 2018
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21508203.pdf278,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.