Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12372
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Gênero, sexualidade e diversidade na escola |
Authors: | Reis, Lucas Vinícius Santana dos |
metadata.dc.contributor.advisor: | Madureira, Ana Flávia do Amaral |
Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar as crenças de profissionais da educação básica sobre questões de gênero, sexualidade e diversidade étnico racial no contexto escolar. A realização deste estudo é importante porque a escola entendida como um espaço sociocultural, os quais por meio dos discursos e práticas cotidianas, influenciam diretamente na formação identitária do indivíduo. Nesse processo, diversas formas de preconceito e práticas discriminatórias são reproduzidas de forma sútil e despercebida. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, seguidas apresentação de imagens previamente selecionadas, com professores/as do ensino fundamental e médio. Essas entrevistas foram realizadas no local de trabalho dos participantes, ou seja, nas escolas. Para análise dos resultados e sua discussão, foram construídas três categorias analíticas temáticas a partir dos objetivos de pesquisa. Os resultados indicaram que os/as professores/as têm compreensão acerca do tema e concordam sobre a relevância da discussão dessas temáticas no âmbito escolar. Os participantes evidenciaram ainda as lacunas na formação inicial e continuada no que se refere ao tratamento dessas questões em sala de aula. Essas lacunas impactam diretamente na construção de estratégias pedagógicas na luta contra o preconceito no âmbito escolar. Logo, percebe-se o papel do/a professor/a na luta contra o preconceito, e como os investimentos na formação dos indivíduos faz toda diferença na hora de educar. |
Keywords: | Gênero Sexualidade Diversidade étnico racial Escola Formação |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12372 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21508203.pdf | 278.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.