Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12409
metadata.dc.type: TCC
Title: Definição e implantação de políticas de segurança da informação numa empresa de gestão da saúde: um estudo de caso
Authors: Marques, Marco Erick Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Netto, Gilberto de Oliveira
Abstract: O presente trabalho foi baseado na aplicação de conceitos e metodologias extraídos de livros de autores consagrados e conhecedores das melhores práticas em Segurança da Informação que se baseiam nas normas ABNT ISO/IEC 27001 e 27002. O principal objetivo é demonstrar o cenário de uma Empresa do ramo da Saúde que identificou fraquezas na segurança das suas informações e implantou medidas para reduzir os riscos e evitar possíveis perdas, tanto financeiras como relacionadas com a sua imagem. Para isso, o envolvimento da alta direção foi primordial, onde envidaram os recursos necessários para alcançar seus objetivos. Com essas demonstrações de comprometimento iniciou-se uma cultura diferenciada na organização, aplicando técnicas, ferramentas e campanhas de conscientização, treinamento e divulgação das políticas elaboradas, tudo para contribuir com a excelência dos serviços prestados na seara da saúde ocupacional. Para preservação da imagem, foi usado de forma fictícia o nome da Empresa HL Saúde em relação à verdadeira Empresa que é referência nacional dentre as demais neste ramo de atuação e optou por não ter sua imagem exposta.
Keywords: Segurança da informação
Política de segurança da informação
NBR ISO/IEC 27001
Análise de risco
Citation: MARQUES, Marco Erick Pereira. Definição e implantação de políticas de segurança da informação numa empresa de gestão da saúde: um estudo de caso. 2016. 48 f. Monografia (Especialização em Rede de Computadores com ênfase em Segurança) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12409
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ENC - Pós-graduação em Rede de computadores com ênfase em segurança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51600601.pdf832.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.