Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12457
metadata.dc.type: TCC
Title: A responsabilidade civil objetiva da empresa contratante de serviços no caso de assédio moral ao empregado terceirizado
Authors: Sanchez, Isadora Figueiredo
metadata.dc.contributor.advisor: Garcia, Luiz Emílio
Abstract: A terceirização de serviços e atividades têm experimentado um expressivo crescimento na indústria empregatícia brasileira, posto que é uma forma do empresariado reduzir seus custos com mão-de-obra, e, assim, obter mais espaço no mercado, por perceber uma redução no preço do produto, ganhando competitividade frente a seus concorrentes. Porém, a parte mais frágil da relação de trabalho, qual seja, o empregado, deve receber maior atenção para que não tenha seus direitos trabalhistas, outrora conquistados, cerceados por esta forma triangular de contratação, a qual proporciona um ambiente extremamente desigual, devido à diferenciação salarial entre empregados efetivados e terceirizados, ensejando, pois, a prática de assédio moral. Desta forma, o presente estudo busca analisar e responder qual seria a melhor forma de responsabilização cível da empresa tomadora de serviços, para quem este empregado fornece sua mão-de-obra, porém sem possuir qualquer relação jurídica, nos casos em que sofre assédio moral dentro de um ambiente de trabalho marcado pela desigualdade, buscando, para tanto, uma melhor forma de se respeitar o princípio básico do direito trabalhista, a proteção do trabalhador.
Keywords: Direito do trabalho
Contrato de trabalho
Terceirização
Assédio moral no ambiente de trabalho
Dano moral
Responsabilidade civil
Empresa tomadora de serviços
Citation: SANCHEZ, Isadora Figueiredo. A responsabilidade civil objetiva da empresa contratante de serviços no caso de assédio moral ao empregado terceirizado. 2018. 53 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12457
Issue Date: 30-Aug-2018
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21140595 Isadora Sanchez.pdf444.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.