Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12517
metadata.dc.type: TCC
Title: A proteção à primeira infância dos filhos de mulheres presas e os possíveis reflexos do julgamento do Habeas Corpus Coletivo 143.641 - STF
Authors: Silva, Bruna Larissa Pontes da
metadata.dc.contributor.advisor: Tiveron, Raquel
Abstract: A presente pesquisa de monografia versou sobre a proteção da Primeira Infância das crianças que nascem e permanecem no sistema prisional com suas genitoras na primeira fase da vida. O estudo analisou a importância da primeira infância para o direito e abordou uma interdisciplinaridade com as áreas da saúde, sociologia, pedagogia e psicologia. No âmbito legal, o trabalho teve como base os direitos garantidos pela Lei 13.257/16 ressaltando a justificação e os motivos de aprovação dessa lei, além de apresentar a influência nos direitos das crianças que estão no ambiente prisional. Os princípios da proteção integral, prioridade absoluta, melhor interesse e convivência familiar foram apontados, realizando uma reflexão com a aplicação das regras de Bangkok (ONU). Desta forma, foram utilizados literaturas, dados, doutrinas, artigos e instruções normativas para reflexão do problema de pesquisa. Por fim, foram realizadas pesquisas de campo para coleta de dados e justificações através da presença na sessão de julgamento do Habeas Corpus coletivo 143.641, do Supremo Tribunal Federal, e através de uma visita realizada na Penitenciária Feminina do Distrito Federal.
Keywords: Estatuto da Primeira Infância
Gestante
Mulher
Prisão domiciliar
Habeas corpus coletivo
Citation: SILVA, Bruna Larissa Pontes da. A proteção à primeira infância dos filhos de mulheres presas e os possíveis reflexos do julgamento do Habeas Corpus Coletivo 143.641 – STF. 2018. 74 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12517
Issue Date: 5-Sep-2018
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21369651 Bruna Silva.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.