Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12519
metadata.dc.type: TCC
Title: Da efetividade do fundo de defesa de direitos difusos: em que medida os preceitos e objetivos legais do FDD são alcançados?
Authors: Barros, Clinger Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Gianasi, Anna Luiza de Castro
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar a atual efetividade do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos – FDD. Para isso, esta monografia utilizou como procedimento a pesquisa bibliográfica, especialmente a lei e a doutrina, e pesquisa documental. Inicialmente, traçou-se o desenvolvimento histórico deste fundo contábil no ordenamento jurídico brasileiro, previsto na Lei de Ação Civil Pública com o objetivo de, através das condenações indenizatórias em dinheiro dessas ações, se reconstituir os prejuízos suportados pela coletividade, exemplificativamente, alguns danos de natureza ambiental, consumerista e cultural. Posteriormente, foi analisado o conselho gestor do FDD e seu funcionamento, com base na legislação e nos documentos disponibilizados pelo Poder Público, como atas dos encontros de discussão do conselho e documentação sobre a arrecadação pecuniária que constitui o FDD. Por fim, verificada toda a atual estrutura do fundo, tenta-se ponderar, com base doutrinária, se os objetivos para os quais o FDD foi criado estão sendo alcançados, chegando-se à conclusão de que ainda faltam melhorias no atual cenário para que a aplicação na reparação dos danos suportados pela coletividade seja efetiva.
Keywords: Fundo de defesa do direitos difuso
FDD
Direito coletivo
Interesse coletivo
Coletividade
Ação civil pública
Efetividade
Fundo contábil
Citation: BARROS, Clinger Sousa. Da efetividade do fundo de defesa de direitos difusos: em que medida os preceitos e objetivos legais do FDD são alcançados? 2017. 59 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12519
Issue Date: 5-Sep-2017
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21369711 Clinger Barros.pdf526.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.