Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12536
metadata.dc.type: TCC
Title: Reflexões acerca da efetividade da legislação das gestantes, parturientes e lactantes na penitenciária feminina do Distrito Federal
Authors: Santos, Amanda Müller dos
metadata.dc.contributor.advisor: Veloso Filho, José Carlos
Abstract: O presente trabalho intitulado Reflexões Acerca Da Efetividade Da Legislação Das Gestantes, Parturientes E Lactantes Na Penitenciária Feminina Do Distrito Federal tem como objetivo final analisar as condições enfrentadas pela mulher presa, especificamente no exercício da maternidade, no âmbito da Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF). Para tanto, fez-se necessário breve contexto histórico da posição desigual e submissa da mulher na sociedade, estudos das correntes criminológicas e o surgimento de uma criminologia feminista, a qual critica o saber androcêntrico do direito penal. Posteriormente, a análise documental da legislação referente à detenta é posta fronte a pesquisa empírica realizada no âmbito da PFDF. Em que pese a reflexão acerca das gestantes, parturientes e lactantes ter influenciado em uma ampliação normativa, o cenário no ambiente carcerário reproduz dupla penalidade às internas reclusas, as quais recaem sobre seus filhos. A prática recorrente nas unidades prisionais demonstrou violadora de diversos direitos apontados nesta pesquisa e, somente poderá ser prevenida se efetiva a regulamentação proposta.
Keywords: Gênero
Mulher encarcerada
Maternidade
Prisão
Citation: SANTOS, Amanda Müller dos. Reflexões acerca da efetividade da legislação das gestantes, parturientes e lactantes na penitenciária feminina do Distrito Federal. 2018. 58 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12536
Issue Date: 10-Sep-2018
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21336702.pdf686.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.