Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12541
metadata.dc.type: TCC
Title: A linguagem jurídica como obstáculo ao efetivo acesso à justiça: uma análise semiótica do processo de alienação linguístico no discurso jurídico
Authors: Balbino Júnior, Luiz Almada
metadata.dc.contributor.advisor: Krauspenhar, Roberto
Abstract: O presente trabalho busca avaliar os impactos do uso da linguagem jurídica na construção e apreensão de sentido dos discursos jurídicos por aqueles que não fazem parte do mundo do Direito. Neste sentido, busca estabelecer uma relação entre o emprego de uma linguagem técnica e excludente e o acesso ao Poder Judiciário para além de suas instâncias formais. Buscamos identificar os problemas da linguagem jurídica por meio da aplicação dos conceitos derivados da Semiótica e da Semiótica Jurídica, localizando as principais estruturas textuais responsáveis pela obscuridade desta linguagem para a maior parte da população. A partir da identificação dos motivos que tornam a linguagem jurídica tão inacessível para os demais, busca-se entender como ela pode se transformar em barreira ao acesso à Justiça e sua aplicabilidade em relação à necessidade de se democratizar o acesso ao poder Judiciário. Tenta-se, por fim, estabelecer uma discussão a respeito dos limites da linguagem jurídica tendo em vista seu caráter técnico e o processo de alienação de sentido causado por ela.
Keywords: Semiótica jurídica
Linguagem jurídica
Obstáculo ao acesso à Justiça
Citation: BALBINO JÚNIOR, Luiz Almada. A linguagem jurídica como obstáculo ao efetivo acesso à justiça: uma análise semiótica do processo de alienação linguístico no discurso jurídico. 2018. 80 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12541
Issue Date: 13-Sep-2018
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21339484.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.