Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12591
metadata.dc.type: TCC
Title: Comportamento de risco para desenvolvimento de ortorexia nervosa em estudantes de nutrição do Centro Universitário de Brasília
Authors: Anjos, Lucas Pereira dos
Salomon, Ana Lúcia Ribeiro
Abstract: A ortorexia nervosa (ON) é um termo utilizado para descrever um quadro de recente aparição, caracterizada por uma obsessão compulsiva por alimentos considerados saudáveis. Alguns com tendências ortoréxicas podem começar evitando aqueles alimentos considerados impuros, como corantes, conservantes, gorduras trans, açúcar, sal, agrotóxicos e alimentos transgênicos. O aumento nos índices de obesidade, aliados a uma cultura de valorização de corpos magros, motiva olhares de pesquisadores, meios de comunicação e da população para as vantagens de uma alimentação mais saudável. As restrições dietéticas aumentam ao longo do tempo, dentre elas a eliminação de grupos de alimentos inteiros ou parcial, envolvendo progressivamente de modo mais frequentes e/ou severos os jejuns parciais. Esta escalada geralmente levará à perda de peso, mas o desejo de perder peso está ausente, escondido ou subordinado à ideação de alimentos saudáveis. As informações sobre o que consumir, suas supostas propriedades terapêuticas e emagrecedoras irão fortemente influenciar o comportamento alimentar das pessoas em busca do privativo comer saudável. Com tudo, este estudo estimou o índice de ortorexia nervosa entre estudantes do curso de nutrição em semestres diferentes do Centro Universitário de Brasília. Foi realizada uma pesquisa com caráter observacional, transversal e descritivo, em uma instituição de nível superior de Brasília, DF, onde esse lida com dois questionários na coleta de dados: uma modificação do Orto-15, que consiste em quinze perguntas de direcionamento ao comportamento alimentar acrescida de questões socioeconômicas para conhecimento da amostra e acompanhada da Escala de Figuras de Stunkard, onde utiliza representações ilustrativas para avaliar a distorção da imagem corporal da amostra. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Obtiveram-se como resultados a prevalência de 88,1% de estudantes com indicativos alusivos a ON, com supremacia aos primeiros semestres do curso, predomínio de classificação nutricional de peso normal, de encontro à taxa de insatisfação corporal de 75,2%. Conclui-se então diante os dados obtidos, que se faz pertinente a continuidade e ampliação das pesquisas populacionais no sentido de mais bem entender do distúrbio alimentar, visto sua presença em meio universitário, conduzindo que a instituição promova ações de prevenção, tratamento e divulgação do conteúdo em questão.
Keywords: Ingestão alimentar
Transtorno do comportamento alimentar
Compulsão alimentar
Saúde mental
Estilo de vida
Citation: ANJOS, Lucas Pereira dos; SALOMON, Ana Lúcia Ribeiro. Comportamento de risco para desenvolvimento de ortorexia nervosa em estudantes de nutrição do Centro Universitário de Brasília. 2018. 25 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12591
Issue Date: 18-Sep-2018
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21504345.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.