Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12597
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação antropométrica: a influência da profissão na composição corporal e olhar da sociedade perante o físico do profissional nutricionista
Authors: Barreto, Túlio Domingueti
Maynard, Dayanne
Abstract: A ciência da nutrição tem crescido bastante, do fim do século XX até os dias atuais, a população tem se apresentado mais interessada pelo tema, e vários cursos de Nutrição se espalham pelo país, tendo como objetivo formar profissionais com conhecimentos sobre as características dos alimentos.Com a grande influência da mídia, estereótipo do “corpo perfeito” e informações jogadas de forma precipitada para a população, ressalta ainda mais a importância do profissional para sanar e auxiliar a população a respeito do tema nutrição e seus componentes. Assim o objetivo foi analisar a composição corporal dos nutricionistas e verificar o quanto a profissão influência no físico do profissional. Considera-se também que do ponto de visto ético nenhuma pessoa deve ser julgada por sua aparência em qualquer profissão, porém, na prática não é o que acontece, desmistificar esta questão e apontar caminhos precisa ser também o trabalho do Nutricionista, e é um dos objetos desta pesquisa. . O método foi analítico e transversal, o grupo a ser a analisado foram nutricionistas. Foram elaborados dois questionário um para a população em geral e um para profissionais da nutrição, o primeiro questionário com 3 perguntas, avaliou 100 pessoas com o intuito de saber como a população enxergava o físico do nutricionista, constatamos que a população não iria em um profissional acima do peso, além de que foi avaliado que a população acha que o físico do profissional relata o seu nível de conhecimento e foi constatado que a população iria em um profissional considerado “magro”. No segundo questionário foram feitas 10 perguntas para 57 nutricionistas com o objetivo de avaliar a composição corporal e se a sua profissão influencia no seu peso, constatamos que 73,7% estão eutróficos, 77% dos nutricionistas acham que a profissão exerce alguma influência no seu peso e 100% dos nutricionistas concordam que a população o julga mais pelo estereotipo do que pelo seu nível de conhecimento.
Keywords: Imagem corporal
Nutrição
Corpo perfeito
Estado nutricional
Citation: BARRETO, Túlio Domingueti; MAYNARD, Dayanne. Avaliação antropométrica: a influência da profissão na composição corporal e olhar da sociedade perante o físico do profissional nutricionista. 2018. 24 f. Artigo (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12597
Issue Date: 18-Sep-2018
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21505220.pdf405.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.