Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12704
metadata.dc.type: Monografia
Title: Avaliação de políticas públicas - estudo de caso do impacto da capacitação em segurança protetiva no sistema socioeducativo do Distrito Federal
Authors: Bragança, José Carlos Amaral de
Abstract: A capacitação no serviço público sempre foi fator diretamente relacionado à profissionalização, aprimorando a eficiência dos serviços prestados à sociedade, aproximando as qualidades da gestão privada à gestão pública. Pensar a capacitação, seus impactos e mudanças de padrões são fundamentais para o aprimoramento do serviço público, alterando percepções e paradigmas, trazendo à sociedade um serviço cada vez mais eficiente e comprometido com o cidadão. Este trabalho propõe como problema saber qual o a avaliação do curso de Capacitação em Segurança Protetiva no Sistema Socioeducativo do Distrito Federal? O problema se insere na perspectiva da avaliação de políticas públicas, utilizando a capacitação como mecanismo de aprimoramento dos serviços prestados pelo Sistema Socioeducativo. O objetivo geral do trabalho é avaliar o curso de Segurança Protetiva enquanto política pública de capacitação. Os objetivos específicos são avaliar o êxito do curso através da pesquisa de satisfação; analisar os dados e seus resultados e avaliar os resultados da capacitação enquanto política pública. Para delimitação da pesquisa foi objeto de análise o curso Capacitação em Segurança Protetiva, que teve 14 turmas executadas no período de abril de 2015 a setembro de 2016. Foi realizada análise estatística de dados coletados no âmbito dos cursos que foram promovidos no Sistema Socioeducativo do Distrito Federal e na Escola de Governo do Distrito Federal. Nas avaliações do Sistema Socioeducativo, foram utilizados sete critérios, que são: nível de satisfação com o curso, importância do curso para o dia-a-a-dia de trabalho, participação da turma durante a aula, desempenho e conhecimento técnico dos professores, participação do servidor, conhecimento do servidor antes do curso e conhecimento do servidor após o curso. Na Escola de Governo foram utilizados quatro critérios avaliativos, que são: conteúdo programático, material instrucional, organização do curso e autoavaliação. Como resultados foram encontrados dados estatísticos que demonstram que as capacitações estão atingindo o resultado esperado, com níveis de satisfação em geral acima de 70%, servindo como um diagnóstico positivo da avaliação de políticas públicas de capacitação no Sistema Socioeducativo do Distrito Federal.
Keywords: Política pública
Avaliação de política pública
Capacitação
Sistema socioeducativo
Citation: BRAGANÇA, José Carlos Amaral de. Avaliação de políticas públicas - estudo de caso do impacto da capacitação em segurança protetiva no sistema socioeducativo do Distrito Federal. 2017. 39 f. Monografia (Especialização MBA em Gestão Pública) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12704
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ADM - MBA em Gestão pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500618.pdf971,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.