Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3889
metadata.dc.type: TCC
Title: O protocolo de leitura como diagnóstico do letramento de alunos do 9° ano do ensino fundamental ll
Authors: Kotnick, Márcia Carrijo
metadata.dc.contributor.advisor: Clemente, Naiara Pedon Carvalho
Abstract: O presente trabalho é a realização de uma pesquisa que tem como finalidade diagnosticar o letramento de alunos do Ensino Fundamental, realizado com um aluno da rede particular e um da rede pública. Este trabalho teve como objeto, o estudo da leitura baseado em autores como Smith (1989), Kleiman (2004;2005), Rojo (2006), Freire (1989), Soares (2003) e outros. Para a realização deste projeto foram aplicados “Protocolos de Leitura”, baseados nos estudos de Bortoni-Ricardo (2010; 2012), que permitiram uma análise criteriosa dos conhecimentos dos alunos tanto no que se refere ao que aprendem na escola, como no que trazem como conhecimento prévio para o contexto escolar São aplicados dois protocolos de leitura em alunos do 9º ano do ensino fundamental. Tais protocolos consistem na leitura detalhada de um texto contínuo associado a um descontínuo, seguida de uma interpretação em que o professor tem a possibilidade de checar os conhecimentos gramaticais, lexicais e textuais do aluno. São divididos em blocos possibilitando uma melhor compreensão e com sua aplicação foi possível confirmar a sua eficácia, uma vez que foi possível, por intermédio da leitura e interpretação classificar o leitor como adequado, intermediário, crítico ou muito crítico. O protocolo de leitura foi registrado e depois transcrito na íntegra com os devidos comentários entre os blocos que permitem o entendimento do processo realizado.
Keywords: Letramento
Protocolo de leitura
Ensino fundamental
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3889
Issue Date: 2013
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CORREÇÃO TCC 2 OK GRAVAR.pdf728.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.