Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3891
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Multissemioses e multiletramentos: novas perspectivas do ensino do texto para o ensino médio em uma escola pública do Distrito Federal |
Authors: | Moura, Suzana Araújo Lira |
metadata.dc.contributor.advisor: | Albuquerque, Rodrigo |
Abstract: | A pesquisa científica em questão propõe-se a identificar a presença de textos multissemióticos no planejamento de ensino de um professor de língua materna e perceber como seus alunos reagem diante dessa proposta no momento de realizarem suas produções textuais. Nesse contexto, procurou-se identificar as contribuições do Letramento Multimodal. O método utilizado foi o qualitativo, em face da complexidade dos fenômenos. Os instrumentos de coleta de dados empregados foram um questionário semiestruturado aplicado ao professor regente e a ministração de uma aula promovendo a aplicação de atividades dissertativas. Assim, o objetivo desse estudo foi destacar a relevância de diversos modos de representação nas produções de texto para o Ensino Médio. Quanto ao resultado da análise, ficou evidente que o docente demonstra interesse em aplicar textos multimodais em seu planejamento de aula, porém é necessário ampliar sua noção de texto, tornando-a compatível com a proposta da Semiótica, do Letramento e da Multimodalidade. Em relação à regência, pode ser constatado que o texto multissemiótico aguça a capacidade crítica dos estudantes, tornando a aula produtiva cujos objetivos são atingidos. |
Keywords: | Multissemiose Multiletramento Multimodalidade Ensino de texto |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3891 |
Issue Date: | 2013 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MULTISSEMIOSES-MULTILETRAMENTOS-SUZANA-21130429.pdf | 1.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.