Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3897
metadata.dc.type: TCC
Title: Performances pedagógicas de professores de literatura no ensino médio e a leitura do texto em prosa
Authors: Leite, Maria Valdeci Viana
metadata.dc.contributor.advisor: Moreira, André Luis Gomes
Abstract: O presente trabalho investiga como os professores de literatura trabalham o texto literário em prosa, junto a alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em três escolas do Distrito Federal. Sabe-se que o ensino de literatura no Ensino Médio é direcionado ao preparo dos alunos para exames de acesso a cursos universitários, dando pouca atenção ao estudo das obras. Nesta pesquisa, procurei conhecer e refletir sobre as teorias de autores renomados que tratam desse tema, e verificar a quais aspectos das obras literárias era dada maior atenção; se o caráter historiográfico ou o humanístico e quais delas são priorizadas pelos professores e pelas escolas envolvidas. Os resultados apontam que, de uma maneira geral, os professores abordaram os conteúdos pela perspectiva historiográfica. Grande parte das obras mencionadas durante as aulas não foi lida pelos alunos. Como procedimentos metodológicos, destacam-se a exposição dialogada e os debates em sala. Percebi que as aulas dialogadas exerceram maior atração sobre os alunos no que se refere à construção de sentido. Outro dado relevante observado é o contraste entre o volume de conteúdos e o tempo disponível concorrendo para uma análise insuficiente do texto literário. Diante disso, defendo o letramento literário como forma de abordagem eficaz do texto literário em sala de aula.
Keywords: Literatura
Letramento literário
Ensino médio
Vestibular
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3897
Issue Date: 2013
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.