Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3907
metadata.dc.type: Monografia
Title: A prática da oralidade no 9º ano do Ensino Fundamental
Authors: Lima, Larissa Costa Gomes de
Abstract: A presente pesquisa aborda o tratamento que a oralidade recebe nas aulas de português em uma escola particular do Distrito Federal. O projeto monográfico foi dividido em três capítulos e tem como objetivo promover a discussão em torno da oralidade e da escrita no contexto escolar. A realização da pesquisa se deu pelas observações feitas no período de estágio supervisionado no 9º ano do Ensino Fundamental. Os autores que conduziram o texto da fundamentação teórica são: Ingedore Villaça Koch (2012), Jânia Martins Ramos (1997), Ataliba Teixeira de Castilho( ), Luiz Antônio Marcuschi(1997) e Stella Maris Bortoni-Ricardo (2004/2008). A metodologia aplicada possui caráter qualitativo, baseada no modelo interpretativista. A coleta de dados foi realizada por meio de material cedido pela professora regente. Utilizou-se dois questionários estruturados, um realizado com a professora da instituição e outro com os alunos.Sobre a análise de dados foi realizada com a gramática utilizada pelos alunos e as avaliações aplicadas pela professora regente, o que nortearam a produção do capítulo, o que constatou a aplicação dos exercícios descontextualizados, sem a presença de textos com objetivos e finalidades na metodologia utilizada pela professora. Com o resultado alcançado pela pesquisa foi permitido concluir que as aulas de língua portuguesa ainda privilegiam a escrita e a variante culta, não garantindo o espaço necessário para que o aluno pratique a oralidade em sala de aula.
Keywords: Oralidade
Escrita
Ensino
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3907
Issue Date: Jun-2013
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monog2.pdf1,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.