Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3907
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A prática da oralidade no 9º ano do Ensino Fundamental |
Authors: | Lima, Larissa Costa Gomes de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Araújo, Rosi Valéri Corrêa |
Abstract: | A presente pesquisa aborda o tratamento que a oralidade recebe nas aulas de português em uma escola particular do Distrito Federal. O projeto monográfico foi dividido em três capítulos e tem como objetivo promover a discussão em torno da oralidade e da escrita no contexto escolar. A realização da pesquisa se deu pelas observações feitas no período de estágio supervisionado no 9º ano do Ensino Fundamental. Os autores que conduziram o texto da fundamentação teórica são: Ingedore Villaça Koch (2012), Jânia Martins Ramos (1997), Ataliba Teixeira de Castilho( ), Luiz Antônio Marcuschi(1997) e Stella Maris Bortoni-Ricardo (2004/2008). A metodologia aplicada possui caráter qualitativo, baseada no modelo interpretativista. A coleta de dados foi realizada por meio de material cedido pela professora regente. Utilizou-se dois questionários estruturados, um realizado com a professora da instituição e outro com os alunos.Sobre a análise de dados foi realizada com a gramática utilizada pelos alunos e as avaliações aplicadas pela professora regente, o que nortearam a produção do capítulo, o que constatou a aplicação dos exercícios descontextualizados, sem a presença de textos com objetivos e finalidades na metodologia utilizada pela professora. Com o resultado alcançado pela pesquisa foi permitido concluir que as aulas de língua portuguesa ainda privilegiam a escrita e a variante culta, não garantindo o espaço necessário para que o aluno pratique a oralidade em sala de aula. |
Keywords: | Oralidade Escrita Ensino |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3907 |
Issue Date: | 2013 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monog2.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.