Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3914
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A prevalência da obesidade infantil no ensino fundamental |
Authors: | Soares, Fernando de Castro Coutinho |
metadata.dc.contributor.advisor: | Lobo, Hetty Nunes Cavalcante Cunha |
Abstract: | Esse estudo trata da importância da Educação Física escolar como estratégia para minimizar a obesidade infantil. Objetivo: Compreender a relevância da Educação Física na prevenção e no tratamento da obesidade infantil, com enfoque em estudantes do ensino fundamental nas séries iniciais. Material e Métodos: O método é bibliográfico, orientado por uma análise com enfoque qualitativo. Revisão da Literatura: É preciso reconhecer que as inúmeras transformações sociais e econômicas ocorridas no Brasil, nos últimos anos, provocaram mudanças importantes no perfil epidemiológico e nutricional da população, ocasionando aumento da obesidade em faixas etárias cada vez mais jovens (SANTOS, 2005). De acordo com Pertroski (2007), a frequência com que crianças e adolescentes realizam atividades físicas tem diminuído em comparação às horas despendidas em ações que demandam o mínimo gasto calórico, tais como assistir aos programas preferidos na televisão, navegar na internet e jogar videogame. Conclusão: ressalta-se a importância da Educação Física nas escolas para promover a alimentação saudável e, principalmente, incentivar a prática de exercícios regulares no intuito de melhorar a saúde e qualidade de vida, prevenindo também a obesidade precoce. |
Keywords: | Educação física Alimentação Exercício Criança Obesidade infantil |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3914 |
Issue Date: | Jun-2013 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FERNANDO DE CASTRO COUTINHO SOARES.pdf | 198.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.