Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3940
metadata.dc.type: Monografia
Title: Marketing de serviços: atuação nas estratégias de pós-vendas das concessionárias Ford do Distrito Federal
Authors: Gomes, Guilherme Cardoso
Abstract: Este artigo aborda as estratégias de marketing de serviços adotadas pelas concessionárias Ford do Distrito Federal e tem por objetivo analisar como as ações de pós-vendas estão impactando na retenção dos clientes do DF. Para isso, foram realizadas entrevistas com os gerentes de cinco concessionárias, além de um questionário que foi aplicado aos clientes Ford. A análise dos dados foi mista, ou seja, qualitativa e quantitativa, buscando a complementaridade dos dados obtidos. Verificou-se que as concessionárias estudadas apresentam similaridade nas estratégias de marketing de serviços por seguirem processos padronizados pela Ford Motor. Os investimentos em campanhas publicitárias, sistemas de autoatendimento e as boas práticas no pós-vendas estão sendo fatores determinantes na retenção dos clientes, visto que através da pesquisa com os proprietários de veículos Ford constatou-se que a maioria dos clientes possuem o hábito de realizar manutenções em concessionárias autorizadas, além de conhecerem as ações de pós-vendas da marca. Desta forma observou-se que a comunicação entre a empresa e os clientes está sendo efetiva.
Keywords: Concessionária
Marketing de serviço
Concessionária
Pós-venda
Citation: GOMES, Guilherme Cardoso. Marketing de serviços: atuação nas estratégias de pós-vendas das concessionárias Ford do Distrito Federal. 2013. 30 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2013.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3940
Issue Date: Jun-2013
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20910028.pdf1,09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.