Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3956
metadata.dc.type: TCC
Title: Marketing de Relacionamento: estratégias para fidelização de clientes em uma indústria gráfica de médio porte do Distrito Federal
Authors: Munhoz, Eduardo Caminha
metadata.dc.identifier.orientador: Carlos Augusto de Souza
Abstract: Este trabalho aborda, de forma abrangente, a necessidade e a importância da criação de estratégias de marketing de relacionamento para fidelização de clientes. Revela-se que a fidelização de clientes apoia-se na construção de um relacionamento baseado na confiança e na parceria. Para o efetivo sucesso deste processo, faz-se necessário a utilização de algumas estratégias, apresentadas neste trabalho, sob visão mesclada entre autores clássicos e modernos. A pesquisa é um estudo de caso, de perfil qualitativo e descritivo, e teve como objetivo geral analisar as estratégias de marketing de relacionamento para fidelização de clientes em uma Indústria Gráfica de médio porte do Distrito Federal. Neste contexto, procurou-se estabelecer relação entre o embasamento teórico e a aplicação destas estratégias por esta organização. A investigação foi instrumentalizada por uma entrevista semiestruturada com a gestora comercial da empresa, além de observação assistemática realizada durante o desenvolvimento do estudo. Em suma, foi identificado que a maioria das estratégias utilizadas é executada de maneira informal e sem qualquer estruturação.
Keywords: Marketing de relacionamento
Fidelização
Estratégia
Informal
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3956
Issue Date: 2013
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20947210.pdf661.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.