Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3957
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Aprendizagem organização: uma pesquisa empírica sobre o contexto de suporte à aprendizagem contínua |
Authors: | Freitas, Laura Gomes de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Gagliardi, Érika Costa Vieira |
Abstract: | O presente artigo é uma contribuição à área de pesquisa empírica no âmbito de aprendizagem organizacional, com base na revisão de literatura da área. Especificamente, analisa-se o suporte do contexto organizacional voltado à aprendizagem contínua percebida pelos funcionários de uma empresa privada de jornalismo em Brasília. O estudo tem como objetivo analisar a percepção do suporte à aprendizagem contínua no trabalho desta empresa. Para alcançar o objetivo, buscou-se seguir o caminho da conceituação e análise da aprendizagem organizacional e não da empresa no qual o questionário foi aplicado. Primeiramente, fez-se um levantamento teórico sobre os temas percepção, aprendizagem sobponto de vista individual e organizacional e aprendizagem contínua e suporte à aprendizagem contínua. Na pesquisa de campo quantitativa, fez-se a aplicação do questionário elaborado pela Drª Maria Julia Pantoja (2004) em todos os funcionários da empresa. Assim sendo a diferenciação demográfica foi feita apenas durante a análise dos resultados e considerações, não para delimitar a amostra de pesquisa. Como principais resultados, foi observado que a confiança e layout da empresa são percebidos como fatores que favorecem a aprendizagem organizacional. Porém, o conhecimento da atividade e função dos colegas do grupo de trabalho, assim como o incentivo a compartilhamento de experiência entre setores obtiveram um baixo resultado. Juntamente com a teoria de base e análise qualitativa, o artigo agrega valor empírico ao crescente tema de aprendizagem organizacional. |
Keywords: | Aprendizagem Pesquisa empírica Aprendizagem contínua Organizacional |
Citation: | FREITAS, Laura Gomes de. Aprendizagem organização: uma pesquisa empírica sobre o contexto de suporte à aprendizagem contínua. 2013. 40 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2013. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3957 |
Issue Date: | 2013 |
Appears in Collections: | ADM - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20947545.pdf | 510.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.