Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4034
metadata.dc.type: TCC
Title: O meio é a mensagem? Estudo sobre o merchandising da marca Kia via a personagem Rosângela na novela Salve Jorge.
Authors: Bittercourt, Vivien Marinho
metadata.dc.identifier.orientador: Úrsula Diesel
Abstract: Existem diferentes percepções para a mesma mensagem, os meios de comunicar mensagens podem interferir na compreensão e no sentido das mesmas, pois o meio é a mensagem. As mensagens são mostradas de diversas formas e por vários meios de comunicação. Este estudo visa compreender e analisar a escolha da personagem Rosângela na última novela do horário nobre da Rede Globo, Salve Jorge, para uma ação de merchandising da marca de veículos Kia. Por meio de questionário, onde o link do vídeo da cena de merchandising foi disponibilizado, procura-se perceber o efeito que a escolha de uma personagem com caráter duvidoso na lógica vigente da nossa sociedade pode ter causado à imagem da marca. Em outras palavras, busca-se descobrir até que ponto o fato de a personagem ser uma “vilã”, ajudou, prejudicou ou não fez diferença para os telespectadores dessa novela e possíveis consumidores dos produtos da marca Kia.
Keywords: Merchandising
Telenovela
Personagem
Meio
Mensagem
Kia
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4034
Issue Date: 2013
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21005677 Marketing.pdf4.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.