Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4525
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMadureira, Ana Flávia do Amaral-
dc.contributor.authorOrozco, Lívia Barqueta-
dc.date.accessioned2014-02-19T12:01:21Z-
dc.date.available2014-02-19T12:01:21Z-
dc.date.issued2013-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4525-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como principal objetivo investigar as possíveis contribuições dos(as) psicólogos(as) escolares na inclusão de alunos(as) com necessidades educativas especiais, bem como as concepções e crenças em relação à  inclusão escolar desses(as) profissionais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, mediante uma entrevista semiestruturada. Participaram do estudo cinco psicólogos(as) escolares de escolas particulares no Distrito Federal, com idades variadas e de ambos sexos. Foram construídas trás categorias analíticas temáticas para orientar o trabalho interpretativo e a discussão dos resultados. Concluiu-se, mediante as entrevistas, que os(as) profissionais de Psicologia atuam de diversas maneiras no âmbito educacional no contexto da inclusão escolar. Essas atuações vão desde acompanhamento e orientação de familiares, alunos(as), profissionais de fora da instituição escolar, Acompanhante Terapêutico Escolar, até adaptação de currículo e provas. Além disso, o significado de inclusão escolar para os(as) psicólogos(as) varia de acordo com suas crenças, ideologias e opiniões. Pôde-se compreender acerca dos principais desafios e dificuldades encontradas pelos(as) psicólogos(as) no processo de inclusão escolar desses(as) alunos(as) na escola. Foram destacados, também, aspectos que necessitam ser modificados na escola para que a inclusão escolar seja efetivada e as condições necessárias para o processo de ensino e aprendizagem desses(as) estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-02-19T12:01:20Z No. of bitstreams: 1 Lívia Barqueta Orozco Monografia 2013.pdf: 829046 bytes, checksum: 5a50d5bf393b15b9a29139a26d02fd12 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-02-19T12:01:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lívia Barqueta Orozco Monografia 2013.pdf: 829046 bytes, checksum: 5a50d5bf393b15b9a29139a26d02fd12 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAluno(a) com necessidade educativa especialpt_BR
dc.titleInclusão escolar de alunos(as) com necessidades educativas especiais a partir da perspectiva de psicólogos(as) escolarespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-12-
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lívia Barqueta Orozco Monografia 2013.pdf809.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.