Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4525
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Madureira, Ana Flávia do Amaral | - |
dc.contributor.author | Orozco, Lívia Barqueta | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-19T12:01:21Z | - |
dc.date.available | 2014-02-19T12:01:21Z | - |
dc.date.issued | 2013-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4525 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como principal objetivo investigar as possíveis contribuições dos(as) psicólogos(as) escolares na inclusão de alunos(as) com necessidades educativas especiais, bem como as concepções e crenças em relação à inclusão escolar desses(as) profissionais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, mediante uma entrevista semiestruturada. Participaram do estudo cinco psicólogos(as) escolares de escolas particulares no Distrito Federal, com idades variadas e de ambos sexos. Foram construídas trás categorias analíticas temáticas para orientar o trabalho interpretativo e a discussão dos resultados. Concluiu-se, mediante as entrevistas, que os(as) profissionais de Psicologia atuam de diversas maneiras no âmbito educacional no contexto da inclusão escolar. Essas atuações vão desde acompanhamento e orientação de familiares, alunos(as), profissionais de fora da instituição escolar, Acompanhante Terapêutico Escolar, até adaptação de currículo e provas. Além disso, o significado de inclusão escolar para os(as) psicólogos(as) varia de acordo com suas crenças, ideologias e opiniões. Pôde-se compreender acerca dos principais desafios e dificuldades encontradas pelos(as) psicólogos(as) no processo de inclusão escolar desses(as) alunos(as) na escola. Foram destacados, também, aspectos que necessitam ser modificados na escola para que a inclusão escolar seja efetivada e as condições necessárias para o processo de ensino e aprendizagem desses(as) estudantes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-02-19T12:01:20Z No. of bitstreams: 1 Lívia Barqueta Orozco Monografia 2013.pdf: 829046 bytes, checksum: 5a50d5bf393b15b9a29139a26d02fd12 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-02-19T12:01:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lívia Barqueta Orozco Monografia 2013.pdf: 829046 bytes, checksum: 5a50d5bf393b15b9a29139a26d02fd12 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Aluno(a) com necessidade educativa especial | pt_BR |
dc.title | Inclusão escolar de alunos(as) com necessidades educativas especiais a partir da perspectiva de psicólogos(as) escolares | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2013-12 | - |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Lívia Barqueta Orozco Monografia 2013.pdf | 809.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.