Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4525
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Inclusão escolar de alunos(as) com necessidades educativas especiais a partir da perspectiva de psicólogos(as) escolares |
Authors: | Orozco, Lívia Barqueta |
metadata.dc.contributor.advisor: | Madureira, Ana Flávia do Amaral |
Abstract: | A presente pesquisa teve como principal objetivo investigar as possíveis contribuições dos(as) psicólogos(as) escolares na inclusão de alunos(as) com necessidades educativas especiais, bem como as concepções e crenças em relação à inclusão escolar desses(as) profissionais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, mediante uma entrevista semiestruturada. Participaram do estudo cinco psicólogos(as) escolares de escolas particulares no Distrito Federal, com idades variadas e de ambos sexos. Foram construídas trás categorias analíticas temáticas para orientar o trabalho interpretativo e a discussão dos resultados. Concluiu-se, mediante as entrevistas, que os(as) profissionais de Psicologia atuam de diversas maneiras no âmbito educacional no contexto da inclusão escolar. Essas atuações vão desde acompanhamento e orientação de familiares, alunos(as), profissionais de fora da instituição escolar, Acompanhante Terapêutico Escolar, até adaptação de currículo e provas. Além disso, o significado de inclusão escolar para os(as) psicólogos(as) varia de acordo com suas crenças, ideologias e opiniões. Pôde-se compreender acerca dos principais desafios e dificuldades encontradas pelos(as) psicólogos(as) no processo de inclusão escolar desses(as) alunos(as) na escola. Foram destacados, também, aspectos que necessitam ser modificados na escola para que a inclusão escolar seja efetivada e as condições necessárias para o processo de ensino e aprendizagem desses(as) estudantes. |
Keywords: | Psicologia Inclusão escolar Aluno(a) com necessidade educativa especial |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4525 |
Issue Date: | Dec-2013 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Lívia Barqueta Orozco Monografia 2013.pdf | 809.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.