Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4544
metadata.dc.type: Monografia
Title: A contribuição da obra Alice no país das maravilhas para construção da identidade dos alunos do Ensino Fundamental II
Authors: Costa, Natália Rolla da
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como a compreensão da obra infanto-juvenil Alice no Paí­s das Maravilhas, de Lewis Carroll, pode contribuir para a formação da identidade dos alunos do Ensino Fundamental II. Sabe-se que a literatura para crianças e jovens é importante não só para o crescimento intelectual, como para ampliar a criatividade e imaginação. Porém, muitos professores e pais pensam que um livro de fantasia não trará nenhum benefício para o aluno, o que é um engano, pois livros do gênero maravilhoso estimulam a criatividade, a imaginação, e, inclusive, o aperfeiçoamento do pensamento lógico, além de aprimorar a leitura e a escrita. Todos esses fatores, de alguma forma, interferem na subjetividade do leitor, inclusive, em sua formação de identidade. Desse modo, este trabalho aborda como o gênero maravilhoso, em especial, a obra Alice no País das Maravilhas, pode influenciar na formação da identidade de crianças que estão passando pela fase da adolescência. Para tanto, apresentam-se os conceitos de infância e de adolescência, o processo de desenvolvimento da escola, elementos importantes para entender o porquê da literatura infanto-juvenil ter surgido e como ela deve ser mais bem estudada em sala de aula. Além disso, analisa-se o gênero maravilhoso e como ele estão presente na obra, um breve histórico sobre a vida de Carroll, e por fim, como as características da obra contribuem para a maturação do aluno.
Keywords: Alice no Paí­s das Maravilhas
Literatura infanto-juvenil
Construção da identidade
Adolescente
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4544
Issue Date: 19-Feb-2014
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATÁLIA ROLLA DA COSTA.pdf369 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.