Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4546
metadata.dc.type: Monografia
Title: Ensino de leitura: uma abordagem social que não pode se limitar à decodificação de textos
Authors: Bastos, Macilea Oliveira
Abstract: Este trabalho é um instrumento de reflexão que apresentou como principal objetivo a discussão da temática do ensino de leitura nas escolas. Por se acreditar que o docente é o principal agente mediador na formação de leitores críticos, dentro da escola, pretendeu-se investigar até que medida os métodos de ensino aplicados, em sala, estão sendo eficazes na formação de tais leitores. Com base nas propostas dos PCNs (1998), discutiu-se, neste trabalho, por meio do método qualitativo, a importância da leitura no desenvolvimento social e intelectual do indivíduo. Foi realizada uma pesquisa etnográfica fundamentada com base nas teorias de Koch e Elias (2010), Marchuschi (2008), Antunes (2009), entre outros autores, na qual se observou a metodologia de ensino de uma professora de Língua Portuguesa que leciona em uma escola pública do DF, além de entrevistas e a análise de leitura com três alunos, dessa educadora. A avaliação da leitura foi feita por intermédio de protocolos verbais, uma estratégia metodológica que Bortoni-Ricardo (2012) julga eficiente na avaliação do estágio leitor do aluno, cujo principal objetivo foi analisar o nível de leitura em que se encontravam esses estudantes, que cursavam o Ensino Fundamental II. O resultado deste trabalho mostrou que o método de ensino da professora foi pouco eficiente para a formação de leitores competentes; já a análise dos protocolos salientou que os estudantes apresentavam habilidades de leitura aquém do esperado para a série em que se encontravam.
Keywords: Ensino
Leitura e competência leitora
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4546
Issue Date: 19-Feb-2014
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia, Macilea Oliveira Bastos - RA21081401.pdf493,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.