Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4547
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O ensino de literatura: uma contribuição significante na construção do sujeito crítico |
Authors: | Silva, Lucivânia Pinheiro da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Freitas, Olivia Rocha |
Abstract: | O trabalho apresenta a prática da leitura do gênero crônica em sala de aula e tem como corpus a crônica "Segurança", de Luís Fernando Veríssimo, problematizando a formação do leitor crítico. Parte-se da interpretação das políticas púbicas para a Educação como a LDB e os PCN, destacando de que forma a leitura literária é enfatizada, evidenciando a importância do letramento literário e a aplicabilidade do gênero crônica em sala de aula. A metodologia que norteou a pesquisa é indutiva do tipo qualitativa, coletando dados por meio da pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, a prática da leitura da crônica "Segurança" em sala de aula. O corpus propicia uma leitura prazerosa e nem por isso de menor qualidade, já que o texto apresenta uma linguagem acessível, possibilitou a provocação de reflexões em torno dos costumes, bem como a denúncia de comportamentos da sociedade. |
Keywords: | Política pública de educação Letramento literário Leitor crítico Crônica |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4547 |
Issue Date: | 27-Nov-2013 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC LUCIVANIA.pdf | 1.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.