Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4548
Title: Concordância verbal em questões de nível médio de concursos públicos: mecanismo linguístico do texto ou simples memorização de regras?
Authors: Pinheiro, Kênia Bispo
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, Tiago de Aguiar
Abstract: Este trabalho busca verificar, mediante a análise de questões que envolvam o conteúdo "concordância verbal", se a visão funcional da língua proposta pelos PCN (BRASIL, 2000) para o Ensino Médio está sendo aplicada em provas de concursos públicos que exijam este grau de instrução. Para tal fim, são apontadas as implicações, no ensino, das concepções funcionalista e formalista na visão de língua, bem como o desdobramento de uma ou outra concepção na abordagem do conteúdo "concordância verbal". Após a discussão acerca das provas nas quais as questões estão inseridas, suas características e modo como se apresentam, é feita uma introdução sobre a importância dos concursos públicos no país, a apresentação das bancas CESPE e ESAF, como aquelas de maior destaque no ramo de elaboração de provas de certames públicos e, finalmente, é realizada a análise qualitativa de 24 questões de ambas as bancas, sob o enfoque do item gramatical concordância verbal, para aferir a predominância de uma ou outra concepção linguística em cada banca. Como parâmetro, é feita a análise de uma questão do Enem, que apresenta todas as características funcionais solicitadas pelos PCN, como parâmetro às demais.
Keywords: Língua Portuguesa
Funcionalismo
Estruturalismo
Concordância verbal
Enem
Concurso público
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4548
Issue Date: 14-Nov-2013
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_revisão_final_Kênia_Impressão(1).pdf3.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.