Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4612
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O significado da avaliação escolar para professores |
Authors: | Teixeira, Ligia Almeida |
metadata.dc.contributor.advisor: | Tunes, Elizabeth |
Abstract: | Esta monografia teve o objetivo de investigar como os professores se utilizam do instrumento da avaliação na sua prática docente para, assim, compreender o significado da avaliação escolar. Para isto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com entrevistas semi-estruturadas em que foram entrevistadas cinco professoras do Ensino Fundamental de escolas públicas do Distrito Federal. O estudo demonstrou que avaliação do desempenho escolar como resultado do exame que a professora realiza para o aluno ainda é predominante. Além disso, a maioria das professoras confunde avaliar com medir a quantidade de conhecimentos adquiridos pelos alunos. Para que haja uma avaliação numa perspectiva democrática e libertadora é necessário que se desconstrua mecanismos ocultos que permeiam as práticas educativas e, assim, construir outra mentalidade que modifique fundamentalmente os processos e relações escolares. A avaliação formativa não tem uma preocupação com classificar, mas sim, ajudar a aprender, pois ela visa melhorar a formação do aluno. |
Keywords: | Avaliação Desempenho escolar Aprendizagem |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4612 |
Issue Date: | Jun-2013 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LIGIA ALMEIDA.pdf | 562.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.