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dc.contributor.authorLeitão, Clara Vargas-
dc.date.accessioned2014-08-11T12:18:01Z-
dc.date.available2014-08-11T12:18:01Z-
dc.date.issued2013-05-03-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5158-
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso aborda a questão do direito do consumidor à informação no que concerne às informações presentes nos produtos e serviços, nos contratos e ofertas, respeitando o que determina o Código de Defesa do Consumidor Brasileiro (CDC). Ademais, buscou-se entender como está havendo a responsabilização dos fornecedores pela falta de informações adequada no contexto econômico e social atuais considerando-se a realidade da responsabilidade objetiva nas relações de consumo. As doutrinas jurídicas de direito consumerista e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foram analisadas com a finalidade de compreender por que essa informação deve ser clara, ostensiva, transparente e verídica nos produtos, serviços, ofertas e contratos. Foram ressaltados, também, princípios do direito do consumidor como a vulnerabilidade, a vulnerabilidade informacional e o princípio da boa-fé objetiva para compreender o tema de forma global. Da mesma forma, revelou-se o motivo dessa informação ser um direito básico e fundamental. As questões da diferença entre publicidade e propaganda, da publicidade enganosa, da vinculação obrigatória da oferta publicitária e a problemática das cláusulas abusivas nos contratos foram, também, analisadas para melhor entendimento das possíveis falhas no dever de informar. Ademais, verificou-se que o fornecedor está sujeito a sofrer sanções de acordo com o seu ato faltoso no que diz respeito ao dever de informar, podendo o consumidor exigir danos morais e materias pelo vício ou fato do produto. Finalmente, houve a análise de acórdãos do STJ referentes à questão do direito à informação, visando a compreender quais são os aspectos mais divergentes atualmente e como está sendo o julgamento desses casos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-08-11T12:18:01Z No. of bitstreams: 1 RA20765420.pdf: 451876 bytes, checksum: 91c23d1367c553756cbdeec77fd69126 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDireito do consumidorpt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectCódigo de Defesa do Consumidorpt_BR
dc.subjectSTJpt_BR
dc.titleA importância do dever de informar nas relações de consumo: análise crítica da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiçapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2014-08-11-
dc.identifier.orientadorBessa, Leonardo Roscoept_BR
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