Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5583
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A motivação na dispensa do empregado de empresas públicas e de sociedades de economia mista |
Authors: | Viana, Artur Salles |
metadata.dc.contributor.advisor: | Zuba, Thais Maria Riedel de Resende |
Abstract: | A presente monografia tem por tema a necessidade de motivação da dispensa do empregado de empresa pública e sociedade de economia mista. Percebe-se que tal temática sempre foi alvo de grande controvérsia, existindo diversos posicionamentos a respeito. Para uns, não deve haver motivação, pois tais entidades estão sujeitas ao regime jurídico das empresas privadas, como previsto no artigo 173, §1º, II, da Constituição. Contudo, para outros, se a empresa presta serviços públicos ou explora atividade econômica sob regime de monopólio, não é necessária a motivação, sendo apenas no caso de exploração de atividade economia em concorrência com particulares. Por fim, existe o acertado entendimento de que todas devem motivar a dispensa pelo respeito aos princípios administrativos, decorrentes na natureza híbrida dessas entidades, da necessidade de concurso público na admissão e do respeito ao Estado Democrático de Direito, sendo necessário um procedimento administrativo comum que garanta ao empregado o direito de defesa e posterior controle judicial. Além disso, foi decisiva a decisão do Supremo Tribunal Federal no RE 589998, no dia 20 de março de 2013 que mudou o entendimento jurisprudencial a respeito dessa controvérsia. |
Keywords: | Dispensa Despedida Empregado público Empresa pública Sociedade de economia mista Motivação |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5583 |
Issue Date: | 2014 |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20946553.pdf | 616.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.