Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5614
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gontijo, André Pires | - |
dc.contributor.author | Xavier, Priscylla de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-25T17:47:35Z | - |
dc.date.available | 2014-09-25T17:47:35Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5614 | - |
dc.description.abstract | Este Relatório Monográfico de pesquisa no âmbito do Direito Civil tem por objetivo a temática do fenômeno Bullying, questionando-se sua ligação com a responsabilidade civil objetiva das instituições de ensino. A importância deste estudo consiste na verificação do fenômeno bullying e a sua repercussão para os diretamente envolvidos a sociedade e o judiciário. Tendo em vista que a Constituição Brasileira em seus artigos 205 e 206 preveem que a educação e de direito de todos. Diante disto, a violência escolar corrompe o objetivo educacional da nossa Carta Magna, por ser um pressuposto que desmotiva o educado, causando diversos danos a este. Se objetiva nessa pesquisa revisar a legislação vigente que trata sobre a violência escolar, bem como indicar os caminhos e mudanças nas leis de diretrizes da educação para sanar os problemas de violência escolar. O projeto em estudo irá abordar referências bibliográficas, com a coleta de dados baseada em leituras analíticas, críticas e reflexivas. Tendo como instrumentos de fonte enfoque doutrinário, jurisprudencial, com levantamento de casos exemplificativos. O Estudo teve como referência os pressupostos para haver a configuração da responsabilidade civil objetiva com atos praticados por terceiros sob cuidados das instituições de ensino. A política restaurativa tem a finalidade de ensinar aos jovens (crianças e adolescentes) que a violência não e o melhor caminho a ser adotado, além de promover a reintegração e o respeito a todos os membros da comunidade escolar, bem como a inclusão social. Assim, tomando medidas preventivas, pode-se amenizar a procura do Poder Judiciário para resolver os conflitos escolares. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-09-25T17:47:35Z No. of bitstreams: 1 20958027.pdf: 827246 bytes, checksum: 0a1f4890bc1fe99f59d484fa62ac08ba (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-09-25T17:47:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20958027.pdf: 827246 bytes, checksum: 0a1f4890bc1fe99f59d484fa62ac08ba (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Direito das obrigações | pt_BR |
dc.subject | Fenômeno Bullying | pt_BR |
dc.subject | Dano | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade civil | pt_BR |
dc.title | Bullying escolar: responsabilidade civil dos estabelecimentos de ensino | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014-09-25 | - |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20958027.pdf | 807.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.