Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5734
metadata.dc.type: TCC
Title: Estratégias de leitura em sala de aula: experiência em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental no DF
Authors: Escola, Juliane dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Araújo, Rosi Valéri Corrêa
Abstract: A presente pesquisa tem por objetivo apresentar uma discussão sobre o que o professor de Língua Portuguesa pode fazer para potencializar a capacidade leitora do aluno, utilizando as estratégias de leitura em suas aulas. A presente pesquisa foi desenvolvida no sexto ano do ensino fundamental regular, em uma escola pública do Distrito Federal. Os dados foram adquiridos por meio de observação das aulas, uma aplicação de estratégias de leitura que foi gravada e transcrita para melhor apreciação, houve também a aplicação de um questionário aos alunos. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, baseada no paradigma interpretativista, e a fundamentação teórica dialoga principalmente com Solé, Kleiman, Koch, Bortoni-Ricardo e Marcuschi. Na análise de dados, ficou evidente que a mediação do professor precisa ser efetiva quanto ao ensino da leitura em sala de aula e as estratégias de leitura podem auxiliar na construção de um procedimento que desenvolva, no aluno, a competência leitora.
Keywords: Leitura
Mediação
Estratégia de leitura
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5734
Issue Date: Jul-2014
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21137779.pdf5.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.