Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5738
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Orações subordinadas substantivas, leitura e ensino: uma interação fundamental para a compreensão dos sentidos do texto |
Authors: | Abrahão, Rosana Sahagoff |
metadata.dc.contributor.advisor: | Rodrigues, Tiago de Aguiar |
Abstract: | A presente pesquisa discute se o ensino de Língua Portuguesa, na educação básica, em especial, no que tange aos aspectos referentes às orações subordinadas substantivas, tem conseguido mostrar aos estudantes a continuidade existente entre gramática e produção de sentido. Para a abordagem do item gramatical, utiliza-se as abordagens tradicionalista (Rocha Lima – 1980, Cunha e Cintra – 2008) e funcionalista (Castilho – 2010 e Antônio Abreu - 2006) de gramática. Logo em seguida, parte-se para a análise de documentos educacionais que tratam do ensino da disciplina e, finalmente, para a compreensão da visão dos alunos acerca das orações subordinadas substantivas, buscando perceber qual é a imagem que possuem a respeito desta matéria. A análise dos dados coletados, em duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública do Distrito Federal, ocorreu por meio de metodologia quali-quantitativa, conforme lecionam Gerhardt et ali (2009) e Minayo (1993). Como resultado, foi percebido que a perspectiva tradicionalista de ensino, ao ser aplicada nos exercícios realizados pelos colaboradores, não conseguiu fazer com que eles refletissem a respeito dos sentidos que as orações subordinadas substantivas acrescentaram aos discursos. Ademais, vale frisar que os resultados obtidos na pesquisa são uma referência inicial para o alcance do objetivo geral pré-estabelecido e um incentivo para a realização de novos estudos mais aprofundados sobre as questões discutidas. |
Keywords: | Língua Portuguesa Estudo gramatical Funcionalista Tradicionalista Oração subordinada substantiva |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5738 |
Issue Date: | Jun-2014 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20742773.pdf | 17.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.