Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5792
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Emília no país da gramática: um novo olhar sobre o ensino de língua materna |
Authors: | Teixeira, Priscila Alves |
metadata.dc.identifier.orientador: | Rafaela Nunes Marques Mól |
Abstract: | A presente pesquisa traz, como principal fonte de discussão, a obra de Monteiro Lobato, Emília no País da Gramática. Assim, será realizada análise de como essa obra pode contribuir para o ensino de língua materna. O livro, ao trazer aspectos gramaticais, abre uma nova visão sobre os métodos tradicionalistas empregados por professores nas aulas de gramática da Língua Portuguesa. A partir das análises realizadas, propõe-se o uso da obra por professores, de forma a relacionar o ensino de literatura em prol da gramática. Para melhor resultado da pesquisa, foram realizados estudos a respeito de Lobato e análise linguística da obra. Logo em seguida, são apresentadas metodologias aplicadas a alunos, como entrevista e questionários, para responder o problema de pesquisa. A partir da apresentação de um capítulo da obra para estudantes do 6° ano do ensino fundamental e a sondagem por meio de entrevista com a professora regente da turma e de questionário para os alunos, pôde-se obter a resposta desejada para o problema de pesquisa. Em tal caso, literatura e gramática se entrelaçam e o entretenimento e o prazer da leitura atrelam-se ao ensino gramatical, bem mais leve e contextualizado. |
Keywords: | Monteiro Lobato Literatura Emília no País da Gramática Ensino de gramática |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5792 |
Issue Date: | Nov-2014 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia Final Biblioteca.pdf | 3.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.