Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5792
metadata.dc.type: TCC
Title: Emília no país da gramática: um novo olhar sobre o ensino de língua materna
Authors: Teixeira, Priscila Alves
metadata.dc.identifier.orientador: Rafaela Nunes Marques Mól
Abstract: A presente pesquisa traz, como principal fonte de discussão, a obra de Monteiro Lobato, Emília no País da Gramática. Assim, será realizada análise de como essa obra pode contribuir para o ensino de língua materna. O livro, ao trazer aspectos gramaticais, abre uma nova visão sobre os métodos tradicionalistas empregados por professores nas aulas de gramática da Língua Portuguesa. A partir das análises realizadas, propõe-se o uso da obra por professores, de forma a relacionar o ensino de literatura em prol da gramática. Para melhor resultado da pesquisa, foram realizados estudos a respeito de Lobato e análise linguística da obra. Logo em seguida, são apresentadas metodologias aplicadas a alunos, como entrevista e questionários, para responder o problema de pesquisa. A partir da apresentação de um capítulo da obra para estudantes do 6° ano do ensino fundamental e a sondagem por meio de entrevista com a professora regente da turma e de questionário para os alunos, pôde-se obter a resposta desejada para o problema de pesquisa. Em tal caso, literatura e gramática se entrelaçam e o entretenimento e o prazer da leitura atrelam-se ao ensino gramatical, bem mais leve e contextualizado.
Keywords: Monteiro Lobato
Literatura
Emília no País da Gramática
Ensino de gramática
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5792
Issue Date: Nov-2014
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Final Biblioteca.pdf3.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.