Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5804
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Reflexão e conscientização: o estudo de letras do compositor Renato Russo em turmas do 7° ano do Ensino Fundamental |
Authors: | Santos, Livia Caroline Costa |
metadata.dc.contributor.advisor: | Ivo, Elda Alves Oliveira |
Abstract: | Na perspectiva da responsabilidade que envolve a formação docente e do quanto o ato de pesquisar nos contextos em que atuamos ou conhecemos, como uma forma de contribuir para que novas posturas sejam adotadas ou avaliadas na dimensão do universo do trabalho com a língua portuguesa, este trabalho aborda atividades que buscaram possibilitar aos alunos a reflexão e a conscientização mediante o estudo de quatro letras de música do compositor Renato Russo em turmas do 7° ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo analisar se houve, efetivamente, o alcance dos objetivos nessas turmas. Para tanto faz-se necessário o respaldo teórico a respeito da ideologia para que se compreenda o contexto de sobre(vivência) do compositor das letras, bem como o da produção e/ou composição das referidas letras. Nesse sentido, destaca-se aqui a existência de meios de busca de informações, os quais exigem um processo de decodificação e de interpretação do sujeito e essas informações aplicam-se também nas (re)produções artísticas com as quais as pessoas lidam no seu cotidiano. Com base nos contextos caracterizados e em consonância com os modos de operação da ideologia formulados por Thompson (1999), busca-se compreender o discurso apresentado nessas letras de música e a intenção do compositor em relação ao seu público. Ainda é de grande importância compreender o papel da música na sociedade brasileira e, sobretudo, o lugar em que ela se enquadra e que serve de base para o presente trabalho. Ressalta-se que a música, além de uma manifestação cultural de encantamento e diversão, é conscientizadora, revolucionária e ajuda as pessoas a entenderem os momentos marcantes da sociedade. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de modo a explorar o discurso ideológico do compositor, sua percepção da realidade e como isso é tratado em algumas letras de música, e ainda, o estudo de fenômenos que colaboram para o emprego dessas ideologias em obras e os efeitos desses fenômenos nas produções artísticas aqui investigadas. Em relação aos alunos e às atividades realizadas no contexto de sala de aula, ressalta-se a relevância de se contribuir com novas abordagens que possibilitem outras posturas de dinâmica e entendimento da linguagem em seus usos para a formação crítica do aluno. Conclui-se que a música, como gênero textual trabalhado em sala de aula, instiga os alunos a refletirem a respeito do conteúdo das letras e relacionarem às suas vivências. |
Keywords: | Ideologia Música e sociedade Reflexão Conscientização |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5804 |
Issue Date: | 4-Dec-2014 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21239351.pdf | 605.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.