Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5836
metadata.dc.type: Monografia
Title: Psicomotricidade no ensino infantil: como utilizar o brincar como ferramenta didática?
Authors: Andrade, Florence Félix de
Abstract: Introdução: A psicomotricidade é uma das principais ferramentas utilizadas dentro do processo ensino aprendizagem. O estudo e a forma de aplicação desta técnica são comprovados por diversas fontes científicas, que afirmam as vantagens que são adquiridas por esta ferramenta. A educação infantil, em sua peculiaridade, trata de seres em pleno desenvolvimento motor, afetivo e cognitvo, se faz extremamente necessária para aquisição de habilidades e competências por meio da criança inserida neste contexto. O maior desafio dentro desta proposta é como atrelar e promover esse desenvolvimento juntamente com a psicomotricidade. A ludicidade traz essa resposta. Utilizando-se de meios lúdicos tais como jogos, brinquedos e brincadeiras, o professor otimiza e alcança tais objetivos propostos para esse pleno desenvolvimento infantil. Objetivo: Realizar uma revisão de artigos relacionados ao campo da psicomotricidade, sua relação com o mundo da Educação Infantil e a ludicidade como forma de contribuição ao desenvolvimento integral da criança. Material e Métodos: O presente estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica de publicações científicas e livros, caracterizando este trabalho como uma pesquisa de natureza exploratória. Revisão da Literatura: Foi realizada uma leitura exploratória e interpretativa dos materiais bibliográficos pesquisados, logo ocorreu uma seleção do material verificando a relevância dos achados. Considerações Finais: A ludicidade e seus métodos (jogos, brinquedos e brincadeiras) agregam e trazem uma gama de possibilidades de transmissão do conhecimento para o ser em desenvolvimento na Educação Infantil.
Keywords: Psicomotricidade
Educação infantil
Ludicidade
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5836
Issue Date: Nov-2014
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21159036.pdf716,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.