Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5839
metadata.dc.type: Monografia
Title: Evasão dos alunos das aulas de educação física
Authors: Grasso, Fernanda
Abstract: Introdução: Observa-se que a cada ano aumenta o número de alunos que escolhem pela não participação nas aulas de Educação Física, seja em escolas públicas ou privadas. De acordo com a literatura pesquisada, a Educação Física é de fundamental importância na vida dos alunos, visto que ela trabalha a criança até a adolescência como um todo. A escola é o melhor lugar para se tratar da importância dessa disciplina, pois é onde os estudantes passam a maior parte do seu tempo. Objetivo: Foi identificar os principais motivos para a evasão das aulas de Educação Física no Ensino Fundamental e Médio. Materiais e Métodos: A pesquisa foi feita em diferentes bases de dados como Scielo, Lilacs, Medline e livros sobre Educação Física escolar. Revisão da Literatura: A evasão dos alunos do Ensino Fundamenta e Ensino Médio nas aulas de Educação Física pode ser reflexo de fatores que se inter-relacionam como, idade, horários, classe social, gênero, estrutura da escola, educação familiar. Em muitos trabalhos foi constatado que o professor também tem sua parcela de culpa e motivos como, falta de interesse no conteúdo, repetição das aulas, excesso de atividades voltadas ao esporte foram vistos repetidamente na pesquisa. Considerações Finais: Conclui-se que o professor deve buscar formas de mudar esse quadro, conscientizando os alunos dos benefícios da atividade física e utilizando ferramentas obtidas na sua formação e especialização que os ajudem a modificar as formas de ministrarem suas aulas para atender a demanda escolar, desta forma contribuindo na formação dos alunos.
Keywords: Evasão escolar
Educação física
Ensino médio
Educação física escolar
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5839
Issue Date: Nov-2014
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21212333.pdf1,53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.