Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5840
metadata.dc.type: Monografia
Title: A qualificação do professor de educação física para orientar alunos com necessidades educacionais especiais
Authors: Dalapícolla Júnior, Cleber
Abstract: Introdução: Incluir não é apenas colocar alunos com deficiência em salas regulares junto com seus colegas sem, no entanto, haver preocupação em oferecer a todos um programa adequado que proporcione a cada um deles o desenvolvimento de suas potencialidades. Objetivo: Analisar o preparo dos professores de Educação Física em trabalhar com alunos com necessidades especiais, destacando sua responsabilidade no acompanhamento e orientação dos mesmos. Material e Métodos: O estudo foi realizado através de uma pesquisa de natureza exploratória em livros e revistas, seguida de leitura seletiva, analítica, e finalizada com leitura interpretativa. Revisão da Literatura: A inclusão é um processo amplo, com transformações, pequenas e grandes, nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas, inclusive da própria pessoa com necessidades especiais (Cidade e Freitas, 1997). É imprescindível que o professor se mantenha atualizado e que continue investindo permanentemente na sua formação. (LORO, TONETTO e PAIM, 2008). É importante que o professor tenha os conhecimentos básicos relativos ao tipo de deficiência de seus alunos, idade em que apareceu, se é transitória, gradativa ou permanente e as funções e estruturas que estão prejudicadas. (Cidade e Freitas, 1997). Considerações Finais: A escola atual deve estar preparada para atender aos alunos com necessidades especiais, não bastando apenas preparar o ambiente físico, mas também investindo na formação continuada dos docentes, em especial o professor de Educação Física.
Keywords: Inclusão
Aluno deficiente
Educação física
Contexto escolar
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5840
Issue Date: Nov-2014
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21229830.pdf2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.