Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5861
metadata.dc.type: Monografia
Title: A inserção da ginástica artística no ambiente escolar
Authors: Villaça, Ully Cristina da Rocha
Abstract: Introdução: O presente trabalho mostrou que a ginástica artística (GA) é um importante instrumento nas aulas de educação física para o aprimoramento e desenvolvimento motor humano, por ser expressivo componente da cultura corporal e movimento. Apresenta características que possibilitam várias alternativas de movimentos, como rolar, girar, saltar, mudar de posições e de apoios. Objetivo: demonstrar a possibilidade da inserção da ginástica artística como uma modalidade diferenciada no contexto escolar, levantando os benefícios da ginástica no desenvolvimento motor e cognitivo do aluno, e apresentando os pressupostos teóricos e sua proposta pedagógica. Material e Métodos: Esse estudo tratou-se de uma revisão de literatura com características exploratória. Revisão da Literatura: Através da GA, o professor tem condições de oferecer a criança a possibilidade do desenvolvimento global de suas potencialidades e uma ampliação do vocabulário motor. Mas estudos revelam que a justificativa mais comum para explicar a ausência da ginástica na escola é a falta de conhecimento dos professores sobre a modalidade, mais do que o aspecto da falta de materiais e espaço. Considerações Finais: Com isso concluiu-se que apesar da ginástica atualmente estar distante da realidade do ambiente escolar, se inserida nas escolas por um profissional altamente capacitado, trará um benefício imensurável para o desenvolvimento completo do seu aluno.
Keywords: Ginástica artística
Educação física escolar
Desenvolvimento motor
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5861
Issue Date: Jun-2014
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21061430.pdf1,43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.