Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5861
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A inserção da ginástica artística no ambiente escolar |
Authors: | Villaça, Ully Cristina da Rocha |
metadata.dc.contributor.advisor: | Dantas, Renata Aparecida Elias |
Abstract: | Introdução: O presente trabalho mostrou que a ginástica artística (GA) é um importante instrumento nas aulas de educação física para o aprimoramento e desenvolvimento motor humano, por ser expressivo componente da cultura corporal e movimento. Apresenta características que possibilitam várias alternativas de movimentos, como rolar, girar, saltar, mudar de posições e de apoios. Objetivo: demonstrar a possibilidade da inserção da ginástica artística como uma modalidade diferenciada no contexto escolar, levantando os benefícios da ginástica no desenvolvimento motor e cognitivo do aluno, e apresentando os pressupostos teóricos e sua proposta pedagógica. Material e Métodos: Esse estudo tratou-se de uma revisão de literatura com características exploratória. Revisão da Literatura: Através da GA, o professor tem condições de oferecer a criança a possibilidade do desenvolvimento global de suas potencialidades e uma ampliação do vocabulário motor. Mas estudos revelam que a justificativa mais comum para explicar a ausência da ginástica na escola é a falta de conhecimento dos professores sobre a modalidade, mais do que o aspecto da falta de materiais e espaço. Considerações Finais: Com isso concluiu-se que apesar da ginástica atualmente estar distante da realidade do ambiente escolar, se inserida nas escolas por um profissional altamente capacitado, trará um benefício imensurável para o desenvolvimento completo do seu aluno. |
Keywords: | Ginástica artística Educação física escolar Desenvolvimento motor |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5861 |
Issue Date: | Jun-2014 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21061430.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.