Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5862
Tipo: Monografia
Título: Obesidade infantil: intervenção do profissional de Educação Física na prevenção da obesidade e sobrepeso e no sucesso do processo ensino-aprendizagem
Autor(es): Pernambuco, Guilherme Arruda
Abstract: Introdução: Esse estudo trata da importância da Educação Física Escolar e suas contribuições no controle da obesidade infantil tendo em vista as melhorias de aprendizagem dos alunos.Objetivo:A pesquisa teve como objetivos apontar a relação da educação física escolar com o controle da obesidade das crianças, numa perspectiva de construir uma prática preventiva à doença. Material e Métodos:O presente estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativo. Foram investigados e analisados artigos e trabalhos científicos publicados em periódicos, livros, artigos, teses e dissertações que discutem sobre obesidade, saúde, importância da educação física escolar, além do papel coadjuvante do profissional de educação física relacionado aos objetivos propostos.Revisão da Literatura:As crianças estão se tornando cada vez mais vulneráveis ao excesso de peso em todo o mundo. A estimativa mundial é de que 10% das crianças em idade escolar tenham excesso de peso, sendo que nas Américas esses percentuais ultrapassam 30% (LOBSTEIN, BAUER, UAUY, 2004). De acordo com OMS (2004), como os programas de intervenção ainda têm pouco consenso, a prevenção como estratégia de combate ainda é a melhor alternativa. Os esforços para a prevenção da obesidade na infância são provavelmente mais eficazes quando aplicados de forma direcionada e sistemática. Portanto, nesse contexto, a escola é um importante local onde esse trabalho pode ser realizado, possibilitando a formação de hábitos saudáveis de educação nutricional, segura e contínua, além de estimular o aumento da atividade física diária.Conclusão:Constatamos por meio da pesquisa bibliográfica que é de fundamental importância identificar as causas da obesidade infantil e suas consequências à saúde, buscando os métodos mais adequados para a prevenção e/ou tratamento desta patologia, objetivando a eficiência do controle da obesidade infantil com a prática de atividades físicas e exercícios orientados, numa parceria família e escola. A interação entre família e escola é um fator preponderante para combater a obesidade infantil, assegurando melhor qualidade de vida.
Palavras-chave: Obesidade infantil
Educação física escolar
Sucesso do processo ensino-aprendizagem
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5862
Data do documento: Nov-2013
Aparece nas coleções:EDF - Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
21074767.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.