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metadata.dc.type: TCC
Title: Análise do VO2MÁX em escolares
Authors: Correia, Caio Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor: Lobo, Hetty Nunes Cavalcante Cunha
Abstract: Introdução: O VO2Máx é a capacidade máxima de energia que pode ser produzida pelo metabolismo em um determinado tempo, e representa o maior nível de captação de oxigênio que um indivíduo respira ar atmosférico. (DENADAI,2000). Objetivo: Analisar o consumo máximo de oxigênio em escolares. Materiais e Métodos: O estudo foi caracterizado como longitudinal de cunho experimental, com amostra comparativa, onde foi aplicado testes para verificar o VO2Máx em 30 alunos de ambos os sexos de 09 a 11 anos do colégio Centro Educacional 2 da Estrutural. Os alunos foram subdivididos em dois grupos, Grupo Controle (GC) n=15 e Grupo Intervenção (GI) n=15, foram mensurados o peso (kg) dos avaliados através de uma balança digital Filizola Personal PL 200 com precisão de 100g, a estatura foi mensurada através de um estadiômetro Alturexata com precisão de 0,1 cm. Para encontrar o VO2Máx foi utilizado o teste proposto por Leger e Lambert (1982), chamado “Shuttle run” ou “vai e vem”, o qual consiste em correr (ir e voltar) uma distância de 20 metros até a exaustão. O último estágio a ser percorrido será utilizado no cálculo para se encontrar o VO2Máx. Resultado: O principal achado do estudo foi que após quatro semanas de intervenção ocorreu aumento da capacidade cardiorrespiratória nos escolares do grupo intervenção. Conclusão: Com bases nestes resultados, conclui-se que o consumo máximo de oxigênio nas crianças do grupo intervenção aumentou embora estatisticamente não tenha havido diferença significativa e que meninos obtiveram VO2Máx superior às meninas.
Keywords: VO2 máx
Capacidade cardiorrespiratória
Escolar
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5865
Issue Date: 2014
Appears in Collections:EDF - Graduação

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