Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5867
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Análise da flexibilidade em escolares do ensino fundamental |
Authors: | Leite, Priscila Chaves Pereira |
metadata.dc.identifier.orientador: | Hetty Lobo |
Abstract: | Introdução: A flexibilidade é um componente fundamental da aptidão física relacionada com a saúde, onde se resulta na capacidade de elasticidade dos músculos e tecidos combinando com os movimentos articulares. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar a mudança dos níveis de flexibilidade após um programa de alongamento em crianças de 9 a 11 anos da Escola Classe 02 da Cidade Estrutural. Metodologia: O estudo teve amostra comparativa, pelo qual obtiveram dados acerca de trinta (30) crianças de 09 a 11 anos do ensino fundamental da Escola Classe 02 da Estrutural. Os alunos foram divididos em dois grupos, Grupo Controle (GC) n=15 e Grupo Intervenção (GI) n= 15, o peso dos avaliados através de uma balança digital com Filizola Personal PL 200, a estatura foi mensurada através estadiômetro Alturexata, e a flexibilidade através do teste de ‘’sentar e alcançar’’, padronizado da seguinte forma, sentado com os pés encostados na borda do banco, joelhos estendidos, as mãos permanecendo sobrepostas e deslizando sobre o banco o máximo de distância conseguida pela criança permanecendo por pelo menos dois segundos. Resultado: O principal achado do presente estudo foi que houve diferença significativa na flexibilidade entre o grupo controle (GC) e o grupo intervenção (GI), após quatro semanas de intervenção. Observa-se que não foram identificadas diferenças significativas no nível de flexibilidade quando há uma comparação em momentos de pré e pós no GC (23,46±5,98 e 23,38±6,05). No entanto, houve diferença significativa quando comparado ao GI os valores pré e pós (26,07±6,86 e 29,20±6,26), sendo o valor de (p≤0,05). Conclusão: Neste estudo pode ser concluído que quatro semanas de intervenção obteve-o melhoras significativas da flexibilidade quando comparando os grupos. |
Keywords: | Flexibilidade Aptidão física Escolar |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5867 |
Issue Date: | 20-Nov-2014 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21112353 (2).pdf | 1.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.