Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5876
metadata.dc.type: Monografia
Title: Analise da coordenação motora rudimentar e equilibrio em crianças do ensino fundamental de uma escola particular de Brasilia-DF
Authors: Vianna, William Alves de Velloso
Abstract: INTRODUÇÃO: A psicomotricidade é um processo aonde a criança vai adquirindo gradativamente maturidade e conhecendo a si mesma. Pode ser uma ferramenta da educação física de grande importância na educação infantil. O trabalho com o movimento corporal proporciona um amplo desenvolvimento dos elementos da motricidade nas crianças. Os fatores de controle motor do equilíbrio (estático/dinâmico), e da coordenação motora (rudimentar/viso-manual), em conjunto com força, agilidade, velocidade, energia são considerados fatores determinantes do desempenho motor. Os fatores de controle motor (equilíbrio e coordenação) são de particular importância no início da infância, quando a criança começa a obter controle de seus movimentos fundamentais, como a habilidade motora grossa OBJETIVO: verificar o nível do equilíbrio e da coordenação motora rudimentar dos de 3º a 4º ano do ensino fundamental de uma escola particular de Brasília. MATERIAIS E MÉTODOS: A amostra foi composta por 50 crianças 25 meninos e 25 meninas, foram utilizados os testes de equilíbrio e coordenação motora da bateria psicomotora de Fonseca (1995), a análise dos resultados foi executada de forma quantitativa. RESULTADOS: Os resultados obtidos mostraram que os alunos tiveram mais facilidade nos testes de equilíbrio do que de no teste de coordenação motora. CONCLUSÃO: não foi encontrada diferença significativa para comparação por sexo para o teste de coordenação motora e nem para equilíbrio, e foi observado que quanto maior o peso e o IMC mais dificuldade no teste de equílibrio.
Keywords: Coordenação motora
Psicomotricidade
Educação física escolar
Equilíbrio
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5876
Issue Date: Nov-2013
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21135977.pdf974 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.