Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5883
metadata.dc.type: TCC
Title: A motivação nas aulas de educação física escolar
Authors: Rosa, Vanessa Dias
metadata.dc.contributor.advisor: Dantas, Renata Aparecida Elias
Abstract: Introdução: A motivação é uma causa de comportamento. Uma força interior, impulso ou intenção que leva uma pessoa a fazer algo ou a agir de certa forma. É necessário que os responsáveis percebam os estímulos que motivam os adolescentes a aprender, pois eles estão em constante estado de formação, e a desmotivação interfere negativamente no ensino-aprendizagem. Objetivo: É demonstrar a motivação como um elemento importante nas aulas de educação física escolar. Material e Métodos: Este estudo é uma revisão bibliográfica baseado em artigos científicos, leitura exploratória, seletiva e leitura interpretativa. Revisão da Literatura: Um aluno é intrinsecamente motivado quando mantém a atividade por si só, por estar interessante e gerando satisfação e é extrinsecamente motivado quando realiza tarefas por recompensas externas. Alguns fatores interferem na motivação dos alunos como as ações do professor, o ambiente da sala de aula, entre outros. Dá-se ênfase na necessidade de motivar a maioria dos alunos e não somente os que se destacam nas aulas, para que se desperte o interesse dos alunos nas aulas de educação física e na prática de atividade física fora do período escolar. Considerações Finais: As aulas de educação física precisam ser planejadas e desenvolvidas para atender às necessidades dos alunos. É indispensável que se considere o conhecimento como uma construção individual e coletiva, e que a escola forneça condições adequadas tanto para os alunos como para os professores.
Keywords: Educação física escolar
Motivação intrínseca
Motivação extrínseca
Ensino médio
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5883
Issue Date: Nov-2014
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21212699.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.