Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5883
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A motivação nas aulas de educação física escolar |
Authors: | Rosa, Vanessa Dias |
metadata.dc.contributor.advisor: | Dantas, Renata Aparecida Elias |
Abstract: | Introdução: A motivação é uma causa de comportamento. Uma força interior, impulso ou intenção que leva uma pessoa a fazer algo ou a agir de certa forma. É necessário que os responsáveis percebam os estímulos que motivam os adolescentes a aprender, pois eles estão em constante estado de formação, e a desmotivação interfere negativamente no ensino-aprendizagem. Objetivo: É demonstrar a motivação como um elemento importante nas aulas de educação física escolar. Material e Métodos: Este estudo é uma revisão bibliográfica baseado em artigos científicos, leitura exploratória, seletiva e leitura interpretativa. Revisão da Literatura: Um aluno é intrinsecamente motivado quando mantém a atividade por si só, por estar interessante e gerando satisfação e é extrinsecamente motivado quando realiza tarefas por recompensas externas. Alguns fatores interferem na motivação dos alunos como as ações do professor, o ambiente da sala de aula, entre outros. Dá-se ênfase na necessidade de motivar a maioria dos alunos e não somente os que se destacam nas aulas, para que se desperte o interesse dos alunos nas aulas de educação física e na prática de atividade física fora do período escolar. Considerações Finais: As aulas de educação física precisam ser planejadas e desenvolvidas para atender às necessidades dos alunos. É indispensável que se considere o conhecimento como uma construção individual e coletiva, e que a escola forneça condições adequadas tanto para os alunos como para os professores. |
Keywords: | Educação física escolar Motivação intrínseca Motivação extrínseca Ensino médio |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5883 |
Issue Date: | Nov-2014 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21212699.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.