Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5889
metadata.dc.type: TCC
Title: Percepção do professor de educação física sobre sua competência para atender alunos com necessidades especiais no ensino regular
Authors: Mendes, Marcela Colaço de Lara
metadata.dc.contributor.advisor: Dantas, Renata Aparecida Elias
Abstract: Introdução: Aproximadamente 30% da população brasileira identifica-se com alguma deficiência, segundo o IBGE. Vindo a atender a necessidade desse público, a legislação brasileira assegura professores especializados e capacitados para promover a integração no ensino regular. Estudos mostram uma deficiência na formação dos professores, mostrando-os despreparados para efetivar a inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar a formação dos professores de Educação Física, da rede pública de ensino de Brasília-DF, para atender alunos que apresentam necessidades especiais nas classes regulares. Material e Métodos: Foram selecionados 31 professores de Educação Física, que atendem alunos que apresentam necessidades especiais nas suas classes regulares. À eles foi aplicado um questionário composto por 10 questões fechadas que visavam investigar o preparo, como obtiveram seus conhecimentos acerca de deficiências e as relações de ensino-aprendizagem. Resultados e discussão: Observou-se que a maior parte dos professores se percebe razoavelmente preparado, correspondendo a 74,2%, enquanto 22,6% se sentem despreparados. Para 45,2% a participação em palestras foi fundamental para esclarecimentos quanto a Educação Física Especial, enquanto 29% consideraram a especialização mais importante e 22,6% a graduação. Considerações Finais: Pode-se observar a necessidade de programas de capacitação que esclareçam sobre as deficiências mais comuns nas escolas e maior conscientização desses educadores quanto ao aprimoramento de suas práticas educacionais, a fim de promover a inclusão das crianças com necessidades especiais no ensino regular.
Keywords: Educação física
Professor
Formação
Necessidade especial
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5889
Issue Date: 19-Nov-2013
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21246945.pdf6.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.