Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6164
metadata.dc.type: Monografia
Title: Gênero e subjetividade no contexto escolar
Authors: Prieto, Érica Andrade
Abstract: Este trabalho investigou as relações de gênero no contexto escolar com o objetivo de compreender de que maneira o espaço escolar intervém na identidade de gênero do/a aluno/a, contribuindo ou não para a manutenção das hierarquias de gênero. Com base no conceito de gênero na concepção da teoria feminista desenvolvida por Joan Scott (1995), dentro de uma perspectiva analítica em contraposição a uma abordagem meramente descritiva. Articula-se essa ideia ao referencial teórico da teoria da subjetividade (GONZÁLEZ REY, 1997, 2005, 2007), a partir de uma perspectiva histórico-cultural, apoiada na Epistemologia Qualitativa (GONZÁLEZ REY, 1997, 2005). A pesquisa foi realizada com alunos e alunas de uma escola pública do DF. Envolveu dinâmicas conversacionais, complemento de frases e a realização de desenhos. A construção da informação realizada no curso da pesquisa indicou que a escola participa nos processos de reprodução do modelo binário de gênero, visto que as questões de gênero não são abordadas dentro desse espaço e a reprodução desse modelo acaba ocorrendo, na maioria das vezes, de forma natural, embora alguns alunos/as tenham produzido, a partir de suas vivências pessoais, novos sentidos subjetivos em relação ao ser menina/o. O estudo também indicou a necessidade de se trabalhar questões de gênero dentro do ambiente escolar com os diferentes atores que participam desse contexto, dada a influência que a escola exerce na construção dos gêneros. Destaca-se também a necessidade de realização de novas pesquisas acerca dessa temática.
Keywords: Subjetividade
Gênero
Escola
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6164
Issue Date: Dec-2014
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21019584.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.